24.4.12

24 de Abril de 2012

24 de Abril de 2012, faz hoje 38 anos que se preparavam homens, mulheres e crianças para viver mais outro dia, precisamente igual ao 23, ao 22, ao 21, sem esperança, sem razão, sem vontade! 



Dito isto não consigo entender qual o motivo de tanto alarido e festejo em torno do dia 25 de Abril de 1974, isto faz-me lembrar algumas comemorações brejeiras de uma quantidade de bestas que se junta para festejar uma qualquer data de um qualquer dia sem a mínima importância histórica e social.
Não acredito que homens, mulheres e crianças em 25 de Abril de 1974 se tenham juntado nesse mesmo dia apenas para que 38 anos depois alguns políticos "menos sérios" (porque não lhes podemos chamar corruptos, desonestos, ladrões e mentirosos) possam exteriorizar comportamentos raivosos sem uma réstia de sentimento de revolução, de luta e de união. 
Mas o melhor deste dia não são apenas os discursos inflamados destes "malandrecos", o melhor surge com o despesismo estúpido do erário público, ele é concertos, torneios, bailes, bailaricos, festas e malabarismos... 
E o que realmente interessa fica por fazer, o que realmente interessa fica por dizer.
Não importa apenas dar ao povo o divertimento para o esquecimento, interessa mostrar ao povo que ele sim é quem mais ordena, como alguém disse e muito bem, o que interessa é explicar aos jovens o que foi o 25 de Abril, para que eles possam daqui por mais 38 anos perceber que poderão ser os próximos capitães de um novo acordar.

1 comentário:

Headless Horseman disse...

Portugal perde imenso se acabarem com o feriado 1º de Dezembro! Somos um país independente! E livre vá....